sábado, 27 de julho de 2013

31 de julho, 13:30 h, no LMH, testes de estopim

Na próxima quarta-feira, dia 31 de julho, às 13:30 horas, deverão ser feitos vários tipos de testes com dois tipos de estopim no LMH (Laboratório de Máquinas Hidráulicas), do DEMEC/UFPR.

Estes testes são importantes principalmente para as equipes Máximo e Livre da competição de foguetemodelismo 2013 da AEB.

Os interessados estão convidados a participar.

domingo, 21 de julho de 2013

Locais para lançamentos

Quem tiver ou souber de locais grandes para realizarmos lançamentos, por favor, avise-me (marchi@ufpr.br).

Precisamos de um local com pelo menos 500 metros de raio do ponto de lançamento.

Mas seria melhor termos locais com 1 ou 2 km de raio do ponto de lançamento.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Confirmado: 2 testes de resistência amanhã (dia 13 de julho, sábado) às 13:00 horas no LMH

Neste sábado deveremos fazer teste de resistência (TR) de dois motores SUPER-LONG-BURN, recebidos essa semana da Bandeirante.

Os motores long-burn (LB) que já testamos, tem 220 mm de comprimento, e apenas carga propulsora.

Os motores super-long-burn (SLB) que testaremos amanhã tem 340 mm de comprimento, com cargas propulsora, temporizadora e ejetora.

Tanto o LB quanto o SLB tem 18 mm de diâmetro externo.

TR é teste de resistência, usado apenas para verificar se o motor funciona normalmente, sem haver explosão, perda da tampa ou tubeira, ou algum tipo de dano à sua estrutura. Neste tipo de teste são feitos fotos e vídeos. Os vídeos permitem verificar o tempo de queima do motor. A análise dos vídeos permite medir o tempo de queima do motor com resolução de 0,03 s.

Os interessados estão convidados a participar.

Novo horário para a disciplina sobre espaçomodelismo em 2013/2

A disciplina optativa "TM-273 Projeto e lançamento de espaçomodelos" está programada para ser lecionada no curso de graduação em engenharia mecânica da UFPR no segundo semestre letivo do ano 2013.

As aulas serão às segundas-feiras, entre 11:30 e 13:10 h, no laboratório de computação Lena 4 (sala PG-12 do DEMEC), começando no dia 2 de setembro e terminando em 16 de dezembro.

Os alunos do curso de engenharia mecânica interessados em cursar a disciplina deverão fazer matrícula no período de 29 de julho a 13 de agosto.

Já alunos de outros cursos ou pessoas externas a UFPR deverão se matricular no dia 16 ou 17 de setembro (após o início das aulas). Neste caso, se tiver dúvida sobre o procedimento, entre em contato comigo.

A disciplina só será efetivamente ofertada se pelo menos 5 alunos se matricularem, conforme norma da coordenação do curso.

Pessoas que tenham interesse em participar das equipes da UFPR para a Competição de Foguetemodelismo de 2014, promovida pela Agência Espacial Brasileira, deverão cursar esta disciplina.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Teste de resistência no dia 13 de julho (sábado) à tarde?

Pessoal, fiquem atentos a uma nova notícia ainda hoje ou amanhã confirmando se haverá ou não teste de resistência de dois motores SUPER-LONG-BURN, que recebi ontem.

Viagem a Formosa para a competição de foguetemodelismo 2013

Será requisitado um ônibus da UFPR para levar alunos até à cidade de Formosa, em Goiás, visando participar da competição de foguetemodelismo 2013 da AEB.

Provavelmente, o ônibus partirá de Curitiba no dia 2 de outubro e retornará no dia 4 à noite.

Os interessados em ir à Formosa com o ônibus da UFPR deverão enviar um e-mail a marchi@ufpr.br até o dia 23 de julho, informando seu nome completo, fone, CPF, RG e endereço postal completo.