sábado, 16 de abril de 2016

Festival 2016 [47]: lançamentos abertos ao público em geral


De 21 a 24 de abril de 2016 será realizado na UFPR (Universidade Federal do Paraná) o III Festival de Minifoguetes de Curitiba. Nesse evento, que é único no Brasil, 19 equipes universitárias, vindas de nove estados brasileiros, lançarão seus minifoguetes para competir em 13 categorias, divididas em dois tipos: de apogeu exato e apogeu máximo. Nas categorias de apogeu exato, os minifoguetes devem ser projetados para atingir uma altura especificada, por exemplo, 100 metros. Nas categorias de apogeu máximo, os minifoguetes devem ser projetados para atingir a maior altura possível com um dado tipo de motor, por exemplo, da classe B cujo impulso total está entre 2,51 e 5,00 N.s, e cujo recorde atual no Brasil é de 336 metros de altura.

O evento também terá palestras, sessões técnicas, exposições e minicurso. Os minifoguetes em geral têm entre 100 e 800 mm de comprimento, 17 a 50 mm de diâmetro, massa entre 10 e 200 gramas e atingem alturas entre 50 e 800 metros. As equipes devem projetar e testar seus minifoguetes antes do evento, mostrando que são seguros e estáveis. As equipes podem usar motores-foguete comerciais ou desenvolver seus próprios motores, que devem ser testados antes do evento para mostrar que são seguros e verificar suas classes.

O evento é organizado pela UFPR, UP (Universidade Positivo) e UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

Todas as atividades são destinadas às pessoas e equipes que já fizeram inscrição. Mas qualquer pessoa interessada no evento, e que não fez inscrição, ainda poderá participar dos lançamentos que serão feitos nos dias 21 e 23 de abril, de manhã, a partir das 8:30 h, no campo de futebol número 1 do CED (Centro de Educação Física e Desportos), no Centro Politécnico da UFPR, localizado no bairro Jardim das Américas em Curitiba (PR). Não é necessário fazer inscrição; basta ir a UFPR nos dias e horários mencionados. Devido às condições do tempo poderão ocorrer alterações nos dias e horários dos lançamentos. Nesse caso, um aviso será postado em http://fogueteufpr.blogspot.com.br/.

Informações detalhadas sobre o III Festival de Minifoguetes de Curitiba estão disponíveis em http://www.foguete.ufpr.br/. Qualquer dúvida poderá ser enviada para minifoguete@gmail.com.

Todas as informações relacionadas ao Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016 estão disponíveis em www.foguete.ufpr.br,

Nenhum comentário:

Postar um comentário