domingo, 19 de junho de 2016

Apresentado trabalho no CBCFD sobre MER 3D

Foi apresentado no dia 12 Jun 2016, no I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional (CBCFD), em Campina Grande (PB), o artigo "Solução da equação de Poisson 3D com múltiplas extrapolações de Richardson".

O artigo é de autoria de Diego F. Moro e Carlos H. Marchi.

RESUMO
Múltiplas extrapolações de Richardson (MER) são aplicadas à equação de Poisson 3D para reduzir o erro de discretização da solução numérica. É aplicado o método das diferenças finitas, domínio de cálculo cúbico, malhas uniformes, esquema de segunda ordem de acurácia, com três variáveis de interesse, condições de contorno de Dirichlet, malhas até 1025x1025x1025 nós, precisões dupla e quádrupla e até 9 níveis de extrapolação de Richardson. Esta é a primeira aplicação de MER para um problema 3D. Verificou-se que: (1) MER reduz significativamente o erro de discretização, chegando a ordens de acurácia de até 16, (2) uma maior redução do erro é obtida utilizando precisão quádrupla e número maior de níveis de extrapolação e (3) MER possui o mesmo desempenho qualitativo em 3D do que o obtido em 2D.

Este trabalho foi desenvolvido no Grupo de Pesquisa em CFD, propulsão e aerodinâmica de foguetes da UFPRhttp://www.cfd.ufpr.br/

Um arquivo PDF do artigo completo está disponível em
http://servidor.demec.ufpr.br/CFD/artigos_congressos/2016_Moro_Marchi_CBCFD-2016.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário